quinta-feira, 10 de julho de 2014

Não consigo ficar calada frente a campanha de pseudo-ajuda do tipo "Alimente um Animal com o OLX". Esta é uma forma mascarada de a OLX propagar a sua publicidade a um preço derisório. As pessoas têm medo de sentir, evitam encarar o sofrimento, e a OLX explora esse medo. Mais claramente, toda a gente sabe em que sofrimento vive a grande maioria de animais que convive connosco no planeta : os animais ditos domésticos a serem retirados das mães para se lhes administrar uma alimentação "científica" de rações e medicamentos, a viverem em instalações "especiais", sem espaço para se virarem, sem verem a luz do dia, à luz dumas lâmpadas que nunca se apagam para os estimularem a comer dia e noite para mais depressa terem peso suficiente para ir ao matadouro. Os animais de estimação que serviram de prenda o ano passado já cresceram e já não têm interesse. É fácil : deitam-se fora! Ao fim e ao cabo nada diz que estes sejam algo diferente do monte de camisolas que estão fora da moda. Toda a gente sabe disso teoricamente, mas não quer saber, ou seja não quer sentir esta realidade. Então aqui vai a OLX salvar-nos dessa "desagradável" realidade : fazendo cliques na OLX podem "alimentar" um animal. Que bom que existe a OLX, assim podemos andar mais uns tempos pondo de lado esta realiade incómoda e gabando-nos que "alimentámos" um animal. "E afinal é tão simples, basta fazer clique, amigos". Esta solidaridade mal entendida é de fato perversa, mas só consegue sê-lo com a nossa ajuda. O mesmo se passa com inúmeras campanhas de "ajuda". No Natal foi o fiambre Nobre que doou gramas de fiambre por cada clique, frequentemente nos centros comerciais deparamos com brindes contra cancro, e assim adiante. E porquê ? Porque não conseguimos olhar de frente os nossos medos. É mais facil tirar 2 euros da mala e comprar uma inutilidade para andar o resto do dia sem ter que pensar naquele medo, do que ir para a casa sentar numa cadeira e refletir sobre a parte que nos cabe a nós (e em nós) mudar.
Se a OLX, ou quem quer que seja, tiver interesse em ajudar animais, porque não doar desinteressadamente um montante ao seu alcance, ou, não tendo essa possibilidade, porque não fazer um dia de voluntariado num canil municipal, ou simplesmente, porque não adoptar um animal? Ao fim e ao cabo há sempre uma pequena parte que podemos fazer de verdade e que está ao nosso alcance. Fica aqui a foto da minha Fiona, que adoptei há dois anos : tinha milhares de carraças, estava velha, ferida e faminta. Agora está feliz.
A minha reação à campanha da OLX é óbvia : se eu precisar de vender ou comprar alguma coisa não vou usar a OLX. É assim que costumo manifestar a minha opinião : não dou crédito a quem não aprovo - não como carne, não uso cosméticos testados em animais, adoptei dois animais.


Sem comentários:

Enviar um comentário