terça-feira, 6 de maio de 2014

Eficiência energética

Ultimamente fala-se muito em eficiência energética, em energias limpas, mas ...

Apareceram carros eléctricos, uma ideia muito interessante. Mas usam exclusivamente energia retirada da rede eléctrica. Não compreendo porquê. Estes carros deveriam possuir um dínamo para, nas travagens, tranformarem a energia cinética do carro em energia eléctrica, carregando assim a bateria. Seria como travar com o motor (o que complementa, mas não dispensa, os outros travões, de disco).

Por outro lado, o tejadilho do carro deveria estar coberto de células fotovoltaicas, para fornecer energia eléctrica e assim carregar a bateria. Não só em andamento, mas também, e sobretudo, quando o carro fica estacionado. No verão, é costume os condutores procurarem um lugar sombreado para arrumar o carro. Pois bem, os condutores dos carros eléctricos prefereriam um lugar ao sol. Mais : o carro podia trazer um painel solar suplementar, desmontável ou desdobrável, para proteger o pára-brisas da luz solar enquanto o carro se encontrasse estacionado, evitando assim o aquecimento excessivo do interior do carro e ao mesmo tempo fornecendo mais energia eléctrica para carregar a bateria.

As duas fontes de energia acima mencionadas não substituiríam a opção de carregar a bateria a partir da rede eléctrica, seriam apenas um complemento. Mas, no verão, tendo em vista as características do clima português, as células fotovoltaicas aumentariam imenso a autonomia do veículo, dispensando talvez a carga a partir da rede eléctrica.

Há também bicicletas eléctricas, e são muito engraçadas. A ideia do painel solar não se aplica a uma bicicleta, mas um dínamo de certeza poderiam trazer. Espero sinceramente que, no futuro próximo, apareçam bicicletas eléctricas em que o utilizador limita-se a regular a velocidade desejada e a pedalar. A bicicleta irá gastar energia da bateria quando for preciso (por exemplo, numa subida), e irá armazenar energia na bateria quando houver excedente de energia cinética (por exemplo, numa descida). O esforço do utilizador a pedalar poderá também ser convertido em energia eléctrica. Ver este artigo.

Meio a sério, meio a brincar : um carro eléctrico também podia ter pedais que transformassem o esforço muscular em energia eléctrica, e não apenas para o condutor, mas também para os passageiros. Esta sugestão traz-lhe à memória uma imagem conhecida ? Pois é, a ideia não é nova, já os Flinstones a aplicavam ...

Sem comentários:

Enviar um comentário