quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Preparei hoje um prato muito saboroso que na zona do Ribatejo chama-se Magusto. Só que os ingredientes foram pouco habituais. Em vez do habitual feijão seco usei feijão debulhado -- é o feijão verde que no fim do verão está envelhecido. Comprei-no na praça no fim de semana, já carinhosamente descascado e guardado em saquinhos. Já não é preciso deixá-lo de molho, coze-se assim, depois de lavado. E para couves usei os rebentos da segunda e terceira geração das nossas couves cujas raízes ficaram nas camas, super tenros e mimosos como se pode ver.


Magusto
serve 4 porções
 700 g rebentos  de couve coração 
       450 g feijão debulhado 
       4 fatias de pão de trigo
       1 dente de alho
       4 colheres de azeite
      pimenta preta moída na hora q.b.


      Cozi o feijão e o reservei. Num tacho antiaderente pus o alho picado, a couve cortada em  juliana grossa e fritei em azeite 3-4 minutos mexendo até a couve ficou mole sem alourar. Juntei o feijão escorrido e 1-2 colheres de calda. Quando recomeçou a cozer juntei o pão desfeito em pedaços de 1 a 2 cm. Cozi em lume brando mexendo de vez em quando até que a couve ficou cozida. Temperei com pimenta preta moída na hora. Servi bem quente acompanhado por vinho tinto.

        Deixo aqui esta receita e aproveito para dizer que o meu "Caderno de receitas saudáveis para o dia a dia" já está publicado. Podem ver tudo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário