domingo, 15 de março de 2015

Calcar ervas

Cortando as ervas com a gadanha
Até agora, eu conhecia duas maneiras de lidas com as ervas daninhas : arrancá-las (mondar) ou cortá-las. Estou agora a experimentar calcá-las.

Cama elevada, em preparação
Por exemplo, tenho uma cama invadida completamente por ervas, já grandes. Em vez de arrancá-las ou cortá-las, ponho simplesmente troncos de madeira em cima das ervas, comprimindo-as. Depois, irei tapar tudo com terra, depois com palha, como habitualmente.

Mesmo em terreno plano, já experimentei calcar as ervas. A ideia nem sequer é nova :

Isso deve ter sido feito pelos javalis.
Os javalis usam a própria barriga, mas eu uso um cilindro pesado (um tronco).

Com o tronco às costas
Após a construção dum "atrelado"
Passo com o tronco pelo terreno, fazendo-o rebolar. Forma-se uma camada de ervas entrelaçadas. A maioria acabam por morrer e apodrecem lentamente. O acto de semear fica um pouco mais difícil, pois tenho que rasgar esse entrelaçado de ervas para chegar à terra para semear.

Para semear, tenho que abrir buracos na camada vegetal.

Depois de tanto trabalho ...

um merecido descanso.

Sem comentários:

Enviar um comentário