sábado, 3 de maio de 2014

Facebook

Tenho tentado perceber porque é que não gosto de usar o Facebook (ou a Facebook?) Acho que já percebi.

1. É um clube fechado. Só consegue aceder àquela informação quem estiver dentro do clube Facebook. Em contraste, a informação que eu ponho neste blog está à disposição de qualquer pessoa com uma ligação à internet.

2. Ao contrário do que o cidadão comum pensa, a Facebook não incentiva o contacto inter-humano, nem o diálogo verdadeiro. O que a Facebook incentiva é fazer "click" sobre botões pre-definidos. Por exemplo, recebo por vezes pedidos de amizade mas tenho que me esforçar para identificar a pessoa que me enviou o pedido (o que às vezes é fácil, outras vezes não). Isso porque os pedidos de amizade não chegam acompanhados por um texto do tipo "Olá, eu sou o fulano tal, conhecemo-nos há vinte anos, andámos na mesma escola" (ou "conhecemo-nos há vinte minutos, no bar da esquina"). A Facebook incentiva as pessoas a fazer "click" num botão em vez de usar palavras para comunicar com a pessoa que pretendem contactar. O mesmo acontece com os convites para gostar duma foto ou dum vídeo : em vez de escrever uma curta mensagem do tip "Olha, encontrei este vídeo, lembrei-me que era capaz de interessar-te, pois tem a ver com o tal assunto que sei que te apaixona", o utilizador limita-se a fazer um "click".

Poucos dias depois de publicar esta mensagem, Anca-Maria mostrou-me um vídeo que ilustra as mesmas ideias : http://www.youtube.com/watch?v=_g6UCRotZfg Vale a pena ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário