quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Eficiência energética - queimar lenha


Ser eficiente de ponto de vista energético não tem a ver apenas com o aproveitamento das energias solar e eólica. A questão da eficiência incide mesmo sobre os dispositivos que queimam lenha ou outro combustível vegetal, seja para aquecer a habitação ou para cozinhar. Estive a estudar este assunto e resumi aquilo que aprendi no seguinte documento : http://goo.gl/a8Zr6










Uma experiência engraçada consiste construir um "forno bengali" (desenho à direita copiado do livro "Rocket mass heaters" de Ianto Evans e Leslie Jackson, www.rocketstoves.com). O forno consiste num buraco na terra e num túnel estreito, oblíquo. O buraco e o túnel encontram-se na parte inferior. O túnel serve como entrada de ar mas também para a introdução do combustível. A terra seca é um excelente isolador térmico, pelo que o lume atinge temperaturas muito elevadas, garantindo assim uma queima completa e pouco fumo.

Uma das vantagens é que pouco calor escapa acima da terra, assim aproveitando a energia do combustível e protegendo o cozinheiro (num dia de verão, isso faz toda a diferença).






Artigos relacionados : 2012.12.29 "Fornito em barro para piquenique"


Sem comentários:

Enviar um comentário