quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Eficiência energética - queimar lenha


Ser eficiente de ponto de vista energético não tem a ver apenas com o aproveitamento das energias solar e eólica. A questão da eficiência incide mesmo sobre os dispositivos que queimam lenha ou outro combustível vegetal, seja para aquecer a habitação ou para cozinhar. Estive a estudar este assunto e resumi aquilo que aprendi no seguinte documento : http://goo.gl/a8Zr6










Uma experiência engraçada consiste construir um "forno bengali" (desenho à direita copiado do livro "Rocket mass heaters" de Ianto Evans e Leslie Jackson, www.rocketstoves.com). O forno consiste num buraco na terra e num túnel estreito, oblíquo. O buraco e o túnel encontram-se na parte inferior. O túnel serve como entrada de ar mas também para a introdução do combustível. A terra seca é um excelente isolador térmico, pelo que o lume atinge temperaturas muito elevadas, garantindo assim uma queima completa e pouco fumo.

Uma das vantagens é que pouco calor escapa acima da terra, assim aproveitando a energia do combustível e protegendo o cozinheiro (num dia de verão, isso faz toda a diferença).






Artigos relacionados : 2012.12.29 "Fornito em barro para piquenique"


domingo, 11 de agosto de 2013

Batatal

Usando canas presas com corda vegetal, construí uma espécie de vedação circular, com diâmetro de cerca de 70cm. Dentro, coloquei terra e semeei batatas, tapando com palha por cima.

Na parte inferior, três aberturas permitem procurar e recolher tubérculos.


Quando a planta já está madura (quando as folhas começam a ficar amarelas) acrescento terra por cima, e volto a tapar com palha. A planta fica enterrada e produz novos rebentos. Deste modo, a planta produz quase continuamente, sem necessidade de semear novamente.

Inicialmente até pensei que tinha construído a vedação demasiado alta, mas depois constatei que esta batateira sente-se muito melhor que outras batateiras, que estão nas camas. Provavelmente a sombra da vedação favorece o desenvolvimento da batateira.